O SOM DA LINGUAGEM

Lucas Côrtes
4 min readJun 27, 2021

Quando pensamos alguma coisa, usamos a linguagem, mas não necessariamente com o timbre de voz de nós mesmos ou de alguém. Engraçado que mesmo que pareça uma voz, nessa reflexão interna dos pensamentos, não existe um timbre definido automaticamente.

Os pensamentos fluem na nossa mente, aparentemente, e assim chegamos a conclusões e decisões. Essas informações também não são necessariamente processadas nesse formato de voz-ideia-pensamento, mas também existem as ideias que simplesmente nascem, como um download concluído instantaneamente.

Essas ideias chegam sem fazer muito barulho e já se instauram na consciência de uma vez, sem passar por nenhuma censura, podendo ser agradáveis, viáveis, plausíveis e possíveis, mas também existem aquelas ideias que dá até vontade de rir.

Mas como isso tem a ver com o som é o que você vai ler agora: esses pensamentos, ideias, conceitos, entendimentos, conhecimentos, sabedorias e tudo mais que existe no campo mental, estão todos conectados com o nosso ser, criando posicionamentos ideológicos e reações psicológicas e motoras. Tipo a cara que o cientista faz no filme quando tem aquela ideia genial; às vezes até levantam o dedinho pra assinalar, pode prestar atenção.

Isso pode ser, naquele clichê, exemplificado como a palavra eureca. Mas mesmo tratando desse som, dessa palavra que significa o momento da compreensão de uma solução antes inimaginável, existem diversas nuances no próprio som da fala na hora da pronúncia.

Existe o formato natural, que é o da euforia despertada pelo novo nível de entendimento, criando várias reações no organismo, mas podem existir outras formas de se dizer uma palavra, seja essa forma pra explicar uma nova ideia ou pra transmitir uma informação, ou emoção.

Todos esses modelos de expressão são conhecidos de uma forma que aprendemos desde pequenos observando tudo que existe em volta. Percebemos o som que fazem quando recebem uma surpresa, quando estão tristes, quando estão felizes, quando estão em grupo e precisam comunicar com os integrantes sobre praticamente tudo que lhes é direcionado, e essas expressões dependem de cada um, e a gente vai desenvolvendo nossa própria forma de se expressar dentro da sociedade, conseguindo comunicar o que a gente precisa com as outras pessoas.

Mesmo dentro de uma mesma palavra, num mesmo sentido, numa mesma emoção, num mesmo tempo de pronunciação, ainda existem: o timbre da voz, a entrelinha dos significados, combinação de expressões e cada partícula pequena que cria a expressão de um pensamento num som emitido.

Às vezes o som da expressão comunicada nem sai da boca da pessoa, como quando ela ouve uma proposta indecente e se revolta, levantando e arrastando a cadeira pra trás de forma brusca, criando um atrito com o chão que emite um som que tem muito em comum com o que a pessoa que o causou estava sentindo, mesmo com a pessoa optando por não falar mas que indecência, como ousas! em sincronia.

Também existe aquele som que é expressado pela pessoa, dentro de como ela está se sentindo e de quais são as intenções dela com aquela atividade que produz sons. Como aquela bola que bate no chão intercaladamente com o som da sua chegada na mão do arremessador da mesma, de forma lenta, com nenhum outro som além desse ritmo inconstante e solitário… Em comparação ao som de uma quadra cheia de espectadores em um jogo de uma final do campeonato mundial de gamão. Imagina a quantidade de sons mesmo tendo que fazer mais um pouquinho só de silêncio pra eles poderem se concentrar!

A linguagem se expressa de infinitas formas através de tudo que existe, até da gente mesmo, como eu falei aqui em alguns exemplos, mas também gostaria de citar como a linguagem é transmitida pela natureza, que se comunica com a gente de formas diferentes em cada estação, em cada momento do dia, com toda essa gama de sons que podemos ouvir de manhã na praia, de noite numa floresta ou de tarde num campo aberto cheio de flores ao vento. Tudo está sempre transmitindo esse ar de comunicação através do som, pode começar a perceber em tudo que você vai encontrar.

A linguagem se traduz em sons pra nossa própria compreensão e pra compreensão dos outros também, quando essa linguagem quer comunicar alguma coisa pra outra pessoa por causa do nosso querer. O querer faz um som diferente também, com mais significados misteriosos, e sem explicação muitas vezes. Cada emoção e cada sentimento tem uma forma diferente de falar eureca, de jogar bola e de respirar na existência.

No momento de escolher como vai ser o som do seu filme, você deve prestar atenção em cada detalhe, porque é exatamente isso que vai ser comunicado com o espectador, desde como ele entende a cor até como interioriza a própria história. Além ainda da trilha sonora, que pode levar a estados superiores numa linguagem fortemente influenciadora de emoções, o som de uma respiração num volume determinado, ou de um movimento sonoro de um objeto fora de cena, além do estritamente necessário pra contar uma história invisível, tudo isso cria o estado de espírito de quem assiste à obra.

Quando for pensar o som do seu próximo filme, manda uma mensagem pra mim e podemos pensar juntos várias maneiras de criar o ambiente especial que a sua história precisa e merece! :))

--

--